Janeiro de 1917. Esta é a data do marco zero para o cinema de animação brasileiro, que criou vida sob as mãos do caricaturista fluminense Álvaro Marins. "O Kaiser" foi exibido no cinema Pathé, do Rio de Janeiro, e contava a história de um Kaiser alemão que tentava controlar o globo terrestre. Infelizmente o filme não foi preservado e se perdeu para sempre, restando apenas uma imagem de referência da obra.
Para homenagear o artista e sua criação, "Luz, Anima, Ação" convidou 8 animadores brasileiros de técnicas diferentes: Marão (2D tradicional), Zé Brandão (2D digital), Stil (animação em papel sulfite), Pedro Iuá (massinha), Marcos Magalhães (animação na película), Diego Akel (pixilation), Fábio Yamaji (light painting) e Rosana Urbes (metalinguagem 2D). Cada um recriou uma sequência do filme à sua maneira, em uma animação coletiva rica, diversa e surpreendente.
Não deixe de conferir o resultado final em "Luz, Anima, Ação", que contará a trajetória da animação brasileira não somente nos cinemas, mas também na publicidade e na televisão. Conheça os artistas e histórias que moldaram essa forma de arte brasileira quase centenária!
Documentário longa-metragem coproduzido pelo Canal Brasil, que resgata a fabulosa trajetória da animação brasileira desde o pioneiro "O Kaiser" ao boom produtivo que expande fronteiras!